segunda-feira, 24 de maio de 2010

Tecnologia,revolução na Educação!?


A tecnologia, cada dia, esta mais presente em nossa dia a dia e a presença dela na Educação é um caminho sem volta. O computador tem provocado uma revolução na educação por causa de sua capacidade de "ensinar". As possibilidades de implantação dessas novas técnicas de ensino são praticamente ilimitadas e hoje em dia contamos com gastos financeiro relativamente baixo para implantar e manter laboratórios de computadores, cada vez mais demandados tanto por pais quanto por alunos.Apesar dos benefícios que trazem, apenas a sua inserção na escola não garante que haja uma melhora no contexto escolar, para tanto e necessário o uso critico de suas ferramentas.
Os Benefícios que podem ser proporcionados pelos computadores são diversos entre eles estão o auxilio no processo de construção do conhecimento,desenvolvimento da autonomia do aluno, e redução do tempo necessário para realizar determinadas tarefas é uma fonte de informações. Também existem vários sofwares educativos que diverte auxilia no processo de aprendizagem.
Apesar desses benefícios a inserção da informática no contexto escolar não garante a resolução de seus problemas.Somente o uso critico beneficiara, para tanto é preciso que exista uma formação de professor que tenha como um de seus principais objetivos uma formação que garanta que o professor será um usurário responsável e critico. E
a informática na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar.
Em suma apesar dos seus benefícios a tecnologia não muda a Educação. A Informática sozinha não transforma os paradigmas da Educação convencional. Mas as práticas docentes , muitas vezes isoladas, considerando o universo profissional intervem na formação do cidadão.



4 comentários:

  1. OI Éricka...adorei a sua notícia!!!
    O computador apresenta recursos importantes para auxiliar o processo de mudança na escola - a criação de ambientes de aprendizagem que enfatizam a construção do conhecimento e não a instrução. Isso implica em entender o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento provocando um redimensionamento dos conceitos básicos já conhecidos e possibilitando a busca e compreensão de novas idéias e valores. Usar o computador com essa finalidade requer a análise cuidadosa do que significa ensinar e aprender, demanda rever a prática e a formação do professor para esse novo contexto, bem como mudanças no currículo e na própria estrutura da escola.

    Bjinhos amiga!

    ResponderEliminar
  2. É isso ai amiga, concordo com você que a tecnologia faz parte da nossa vida, da nossa sociedade e, por tanto, do contexto educacional que faz parte de nossa sociedade e que só inserir as tecnologias não basta, pois, é preciso que os profissionais da educação saibam utilizar dessas tecnologias pedagogicamente, didaticamente para que o ensino seja efetivo, em que essas tecnologias sejam uma ferramente importante para enriquecer o trabalho docente.
    bjs!!!

    ResponderEliminar
  3. Olá Éricka muito boa a sua notícia...
    Concordo com o que você escreveu. Hoje em dia a tecnologia, em especial, os computadores estão praticamente em todas os setores das atividades humanas. Sendo assim, nós como educadores temos que estar por dentro dessas inovações tecnológicas e utilizá-las de modo crítico, pois como você disse " a informática sozinha não transforma os paradigmas da educação convencional".

    ResponderEliminar
  4. Oi Ericka,

    Amei seu blog. Sua notícia é muito interessante. Concordo com você quando diz que a presença da tecnologia na educação é um caminho sem volta. Ela passa a tornar-se imprenscindível quando começa a ser usada.
    Beijinhos!!!!!

    ResponderEliminar